Programa 2

 
Dia: Quarta-feira, 18 de Julho de 2007
Locutores: Pedro Nobre & Rute Antunes
Músicas Passadas: Quinta do Bill - "Mundo para Ti", Lighthouse Family - "High", Delfins - "A Cor Azul", Flip da Scrip - "I Never Told You", Rio Grande - "Postal dos Correios", Kelly Clarkson - "Breakway", Império dos Sentados - "Longe de Ti", The Tuesdays - "It's Up to You".





Hoje dia 18 de Julho de 2007, a nossa emissão iniciou-se com a música do Quinta do Bill, do mais recente álbum “Hora das Colmeias”, com o tema “Mundo para Ti”. Seguidamente a Rute Antunes começou por ler por ler o poema “ Os Amantes Sem Dinheiro” do poeta Eugénio de Andrade.

Assim começou mais um programa “Na escuridão da noite” – onde palavras despertam para a lua… após as nossas devidas saudações aos ouvintes veio mais uma música desta vez da banda Lighthouse of Family com o tema “High”…

Após este momento musical seguiu-se a recitação de mais um poema pelo Pedro Nobre de um poeta desconhecido, Rui Reis, tendo como título “ Este sítio tornado lugar”.

Este nosso amigo, nasceu em Castelo Branco, veio estudar para a Universidade de Évora, onde se licenciou em Arquitectura Paisagista e ainda fez parte da Tuna Académica da Universidade de Évora, depois foi viver para Setúbal onde permanece no dia de hoje. A Rute ficou muito contente com o poema, é um retrato das terras e vivências beirãs, visto ser as suas origens às quais Pedro Nobre acrescentou que também as tem por parte materna.

Seguidamente referenciou-se uma banda que tem andado afastada do panorama musical, Delfins com “A cor azul”…

Hoje, iniciamos mais uma rubrica no nosso programa, agenda cultural de Évora, que semanalmente iremos referenciar os vários eventos a decorrer, de quinta-feira a quarta-feira, sejam eles musicais, exposições, cinema…
Aproveitamos também para referenciar, o grande evento que se costuma realizar na Biblioteca Pública de Évora, que são as reuniões de leitura, onde convidam vários autores com livros editados. Acontece uma vez por mês, há sempre um jantar de confraternização para que os leitores possam conhecer melhor o escritor e em seguida decorre o debate sobre o livro, onde se fazem criticas, pontos que não compreenderam, porque motivo foi escrito desta forma e não de outra… é um pouco o que lá decorre. Pedro Nobre & Rute Antunes já estiveram presentes numa dessas sessões, com José Luís Peixoto, escritor de vários livros, peças de teatro, e escreveu os poemas do último álbum dos Quinta do Bill. Nesse mesma noite, tivemos a confirmação, numa destas emissões iremos tê-lo como nosso convidado.
Ao longo das semanas iremos sempre recordar o escritor presente, aconselhamos vivamente irem ás reuniões de leitura.

Após à informação cultural, veio mais uma música, interpretada pela banda Flip da Scrip com o tema “I Never Told You”… A segunda parte do programa inicia com o “Postal dos Correios” do Rio Grande.

Entrou em linha, a nossa amiga e ouvinte Graça que nos leu mais três poemas: ”Há várias formas de sentir” (escrito a 30.01.1995), “Eu sou o que sou” (escrito em 1980) e por último “Assim é e vive o poeta” (escrito entre os 1984 e 1987).

Como a graça no pediu, em off comentamos o seu poema enquanto os restantes ouvintes ouviam mais uma música da Kelly Clarkson com o tema “Breakway”…

A Rute Antunes, leu mais um poema da poetisa Ana Hatherly que tem como título: “ Quando a lua vier tocar no rosto”.

A lua, desde que nos iniciamos no programa “Regresso ás raízes”, foi sempre a nossa companheira… mesmo agora “Na escuridão da noite”. Veio mais uma música, Império do Sentidos com “Longe de ti”.

Depois da música, foi lido mais dois poemas pela nossa ouvinte e amiga Luísa Zacarias, “Noite de Sonho” e “A Caneta do Poeta”.

A Luísa confessou-nos que assistiu ao nosso baptismo na fonte do rossio… fez o resumo, na primeira pessoa de tudo o viu e gostou de presenciar, foi pena não ter metido connosco… O baptismo irá um dos momentos que nunca mais iremos esquecer. A ti madrinha, mais uma vez, muito obrigado.

Antes de encerrarmos o nosso programa, “Na escuridão da noite”, a última música que passamos foi “It's Up to You” da banda The Tuesdays.

Até para a semana…




Um bem-haja a todos sem excepção,
Pedro Nobre & Rute Antunes


 

0 Comentário(s) em “Programa 2”

Enviar um comentário
 

Criado por Pedro Nobre | Copyright © 2007 NA ESCURIDÃO DA NOITE. RTA :: Todos os direitos reservados