Programa 4

 
Dia: Quarta-feira, 01 de Agosto de 2007
Locutores: Pedro Nobre & Rute Antunes
Músicas Passadas: AlémMar - "Acreditar", Damien Rice - "The Blower's Daughter", Clã - "Sopro do coração", Keane - "Somewhere Only We Know", Susana Félix - "Vou-me Embalando", Fingertips - "Mellancholic Ballad (For The Leftlovers)", Pólo Norte - "Seu eu voltasse atrás".




Imagem de: Naina Redhu



O Pedro Nobre iniciou o programa, recitando um poema do João Machado que tem como título “ Escrever para viver…”.


“Boa Noite a todos os ouvintes da RTA, hoje, dia 01 de Agosto de 2007, início de férias para muitos que vão rumo ao Algarve, rumo ás praias, a todos os que nos estão a ouvir via rádio ou via Internet, desejamos uma óptima noite na nossa companhia”…

Após as apresentações de Pedro Nobre (que esteve ausente da emissão anterior) e da Rute Antunes, lançamos a primeira música da noite, de uma banda que pouco se vinha a falar nestes últimos temos AlémMar com o tema “Acreditar”…

Após ouvirmos este lindo tema, a Luísa Zacarias, entrou em linha e leu-nos mais dois poemas, um deles em dedicação ao dia das avós e ao seu neto Nelson Alexandre e o poema intitula-se de “Dia dos avós” e o segundo chamou-lhe de “Nascimento”.

De seguida ouvimos uma música de Damien Rice com o tema “The Blower's Daughter”…

A música deu lugar a mais um poema lido pela Rute Antunes do poeta Alexandre O’Neill com o poema “ Um Adeus Português”.
Através do poema quase podemos dizer que o amor é português e para todos os emigrantes que estão nosso país que dizem que o nós somos muito hospitaleiros e um país cheiro de amor, apesar o fado o contradizer por ser muito triste.
Já que se fala de poetas conhecidos, iniciamos a nossa agenda cultural onde referenciamos as sugestões para a semana seguinte, como já tem sido hábito.

A segunda parte do programa iniciou-se com mais uma música dos Clã com “Sopro no Coração”… Seguiu-me de mais um poema escrito por João Machado que tem como título “ Na escuridão da noite”. Deu-se uma breve apresentação ao escritor, que iniciou o blog “Na Escuridão da noite” (http://www.escuridaonoite.blogspot.com/) em parceria com o Pedro Nobre. Como ele diz, “não sou poeta simplesmente transcreve para a folha de papel os sentimentos que lhe vão na alma”. O João não escrevia poesia mas em parte por influência do Pedro, ele iniciou este mundo de sonho ou de tristeza, o mundo da poesia.

“Poesia é o nosso lema, a lua nossa companheira, é assim que vivemos no nosso dia-a-dia…” a música que se seguiu foi dedicada à Rute Antunes, por ela ser fã, que são os Keane – “Somewhere Only We Know”, que teve participação no filme “Casa na Lagoa”. A Rute vai ter o privilégio de estar presente no grande concerto a realizar no Porto, no parque da cidade (no “queimódromo”), na próxima sexta-feira (03.08.2007).

Já que se falava em ser fã, a Rute, relembrou a sua outra paixão os Quinta do Bill, que estiverem no passado sábado nas festas das flores no Redondo onde esteve presente, a sua eleição, vai para rua da Amazónia, que até se esqueciam que estavam na vila do Redondo. É de enaltecer todo o trabalho e empenho por parte de todos os moradores da vila. Aconselhamos a todos que ainda não visitaram, dêem um salto até lá e poderão fazê-lo até domingo.

Seguiu-se uma breve biografia do poeta José Gomes Ferreira (1900-1985) deixou-nos uma vasta obra. Em prosa, escreveu O mundo do outros (histórias e vagabundagem), A memória das palavras (ou O gosto de falar de mim), Imitação dos dias (diário inventado), Tempo Escandinavo (contos), O irreal quotidiano (histórias e invenções), Aventuras de João Sem Medo (panfleto mágico em forma de romance), O sabor das trevas (alegoria) e outras obras. Em poesia, deixou-nos Poesia I, II, III, IV, V, VI, que mais tarde foi compilada em Poeta Militante – viagem em mim. Deste poeta lemos um poema que se intuitiva “ Vida”.

Publicitamos o grupo RTA – Rádio Telefonia do Alentejo no site de amizades do Hi 5, para chegar até ele basta clicar no link que está na lateral do nosso blog. Lançamos mais um repto, o ouvinte número 100 que se juntar ao grupo irá ter uma surpresa, em primeiro lugar se for de Évora irá ter presença assegurada no nosso programa, para isso só tem que ler um poema escrito por ele(a) em directo para todo o Alentejo e mundo… inscreva-se quem sabe que pode ser você o sortudo(a)… nós aguardamos.

Seguiram duas músicas seguidas Susana Félix – “Vou-me embalando” e também Fingertips “Mellancholic Ballad (For The Leftlovers)”.

Deu-se as despedidas de mais uma emissão do nosso programa “Na escuridão da noite" e terminamos com os Pólo Norte – “Seu eu voltasse atrás”.


Até para a semana…




Um bem-haja a todos sem excepção,
Pedro Nobre & Rute Antunes


 

0 Comentário(s) em “Programa 4”

Enviar um comentário
 

Criado por Pedro Nobre | Copyright © 2007 NA ESCURIDÃO DA NOITE. RTA :: Todos os direitos reservados