Programa 5

 
Dia: Quarta-feira, 08 de Agosto de 2007
Locutores: Pedro Nobre
Músicas Passadas: Jorge Palma - "Encosta-te a mim", Mafalda Veiga - "Cada Lugar Teu", Pedro Abrunhosa * Bandemónio - "Quem me leva aos meus fantasmas", Kátia Guerreiro - "Guitarra Triste", André Sardet - "Quando eu te falei de amor", Rui Veloso - "Porto Covo", Da Weasel - "Dialectos da ternura".





Hoje é dia 08 de Agosto de 2007 e estamos "NA ESCURIDÃO DA NOITE – ONDE AS PALAVRAS DESPERTAM PARA A LUA".

Boa Noite a todos os ouvintes da Rádio Telefonia do Alentejo, sintonizados na frequência 103.2 FM ou via Internet em http://www.rta.com.pt/. Esperamos que tenham passado uma excelente semana na companhia da família RTA.

Iniciamos a nossa emissão com o primeiro momento musical da noite, com a voz de Jorge Palma do seu último trabalho e grande sucesso o tema “Encosta-te a mim” Uma grande música que já anda no ouvido de muitos ouvintes…

Seguidamente lemos mais um mais poema que se intitula de "As pessoas sensíveis", escrito pela poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen.
Falando um pouco sobre o seu percurso neste mundo do mortais, ela nasceu a 6 de Novembro no Porto, onde passou a infância. O seu contacto com a poesia começou muito cedo e mesmo antes de aprender a ler, o avô ensinou-a a recitar Camões e Antero. Sophia, a poetisa que um dia disse: "«Recordo-me de descobrir que num poema era preciso que cada palavra fosse necessária, as palavras não podem ser decorativas(...)". Sophia de Mello Breyner Andresen morreu a 2 de Julho de 2004.

Iniciamos com uma voz masculina, vamos continuar em português, e desta vez uma voz feminina, Mafalda Veiga – Cada Lugar Teu. O meu é aqui a fazer-vos companhia nestas noites de verão…


Como temos vindo a dizer o lema do nosso programa é divulgar poetas desconhecidos do panorama nacional, e por isso lemos mais um poema e que tem como título “Noite Conselheira” de uma poetisa Eborense Helena Limpinho.


O momento que se seguiu teve fantasmas, e certamente já estão a advinhar o que iremos passar, mais novo êxito de um homem do norte - Pedro Abrunhosa - Quem me leva aos meus fantasmas. Não tenham medo por nós estamos aqui…

A nossa amiga, uma das ouvintes assiduas do nosso programa Luísa Zacarias, leu-nos dois poemas "Rosas" e "Noite"...

Seguiu-se uma grande voz do fado, Kátia Guerreiro com o tema "Guitarra Triste"..

Iniciamos a segunda parte da nossa emissão com a divulgação do nosso blog, nessa altura tinhamos 6 ouvintes online, e referência ao grupo da RTA no Hi5...

Seguiu-me mais um poeta, desta vez coube a honra a Sebastião da Gama que nasceu em Azeitão em 1924. Foi colaborador das revistas Árvore e Távola Redonda. Sebastião da Gama ficou para a história pela sua dimensão humana, nomeadamente no convívio com os alunos, registado nas páginas do seu famoso Diário. Lemos o seu poema “Meu País Desgraçado”.

Seguido da música de André Sardet - "Coisas do meu quarto aberto" lemos mais um poema e que tem como título “Coisas do meu quarto aberto”.
O poema é do nosso amigo, já vosso conhecido, Manuel Saiote. Aproveitamos para divulgar que ele irá começar estar presente no nosso programa mensalmente (sempre na última quarta-feira de cada mês) com uma rubrica que se vai chamar “Um momento Na Escuridão da Noite”. Vai iniciar dia 29 de Agosto de 2007, no próximo programa iremos anunciar, o conteúdo temático da rubrica…. Não percam por vai ser muito enriquecedor para todos.

Seguiu-se mais um momento musical, um homem do norte, com "Porto Covo" interpretado por Rui Veloso...

Entrou mais um telefonema, desta vez de uma ouvinte especial, a Rute Antunes, que está de férias, desta vez não nos falou de poesia mas relatou-nos em forma de "imagem" o concerto que foi ver no Porto da grande banda Keane.

Para fechar-mos o nosso programa com chave de ouro, dedicamos a última música aos nossos colegas de rádio João Cinza e Rui Dener, com tema "Dialectos da Ternura" um grande sucesso da banda Da Weasel...


Até para a semana…



Um bem-haja a todos sem excepção,
Pedro Nobre & Rute Antunes


 

0 Comentário(s) em “Programa 5”

Enviar um comentário
 

Criado por Pedro Nobre | Copyright © 2007 NA ESCURIDÃO DA NOITE. RTA :: Todos os direitos reservados