Paulo C. Silva e o Livro "Relatos de uma Vida"

 




O poeta Paulo C. Silva esteve na RTA na conversa connosco e falou-nos sobre o seu livro, editado em 2005 no Auditório do Diário do Sul, "Relatos de uma Vida" e a amiga Luísa Zacarias leu alguns dos poemas...

«Mas afinal quem é Paulo Silva? Muito há a dizer, mas pouco tenho para contar. Uma pessoa simples, humilde, que provém de uma família modesta, um coração do tamanho do seu mundo.

A primeira vez que me referiram o seu nome, foi devido à sua escrita em poesia, sem saber qual a sua história de vida, as razões de desabafar com a sua amiga folha de papel.

Mas afinal quem é Paulo Silva? É um homem como tantos outros, que teve seu normal processo de vida, tendo vários caminhos pelos quais teve de optar... muitas das vezes não escolhendo o melhor...

Os seus poemas e desabafos têm como base histórias da vida real, de dor, de sofrimento e abandono. No primeiro instante, reparei que de um grande homem se tratava.

Mas afinal quem é Paulo Silva? Foi o homem que percorreu caminhos pouco próprios para a vida de um terrestre. Andando de beco em beco não conseguindo encontrar a saída, cada rua que percorreu, teve a escuridão como sua companhia...

Os seus poemas e desabafos, espelha sentimentos do seu dia-a-dia, desde o nascer, o cair e o voltar a nascer. Três marcos de uma vida…

Mas afinal quem é Paulo Silva? Foi o homem que passou fome, que pediu esmola e necessitava do ombro de um amigo e familiar…

Os seus poemas, uns em quadra, outros em forma de desabafo, uns rimando, outros não, uns pequenos, outros maiores. Simplesmente se tratam de sentimentos escritos com seu punho e caneta sobre o papel branco que aguarda ser preenchida com as suas letras.

Mas afinal quem é Paulo Silva? É aquele que todos o colocaram à margem da sociedade que não lhe estenderam a mão para o ajudar quando mais precisava. O homem que tinha tudo desde amor e um lar para morar, e tudo vê desabar em segundos. Qual será o seu fado?...

A sua poesia flui por impulso, por sentimento, por raiva, pela sua vida, por vezes vivida ou que ainda não viveu…

Mas afinal quem é Paulo Silva? O homem que foi apanhado pelas malhas do álcool, do pudor, do desespero, do sofrimento, não conseguindo controlar e encontrar o seu eu…

A sua poesia, espero que não passe de simples escritos mas sim um exemplo a seguir, um exemplo para reflectir…

Mas afinal quem é Paulo Silva? O homem que renasceu das cinzas, quando todos já não o esperavam, lá estava ele mais forte que nunca, como de novo nascesse. Verdadeiramente nasceu e alguém de novo lhe acendeu a luz, dando-lhe a força que lhe tiraram, devolvendo-lhe a sua vida, devolvendo-lhe a paz interior, devolvendo-lhe o amor…

Mas afinal quem é Paulo Silva? É o homem que falamos hoje e que no futuro iremos recordar. O homem que lutou contra tudo e contra todos, o homem que se curou, um homem feliz, um homem respeitado, um homem com amigos, simplesmente um homem que quis e quer ser Homem…

A sua poesia é a sua vida, o seu relato, o seu desabafo, o seu testemunho, o seu sonho…

Mas afinal quem é Paulo Silva? O POETA…»



Évora 26 de Outubro de 2005
Pedro Nobre

Etiquetas: , , ,


 

1 Comentário(s) em “Paulo C. Silva e o Livro "Relatos de uma Vida"”

  1. # Blogger ANTONIO CAMBETA
    ESTIMADOS AMIGOS PEDRO NOBRE E RUTE ANTUNES OS MEUS SINCEROS PARABÉNS PELO VOSSO MARAVILHOSO PROGRAMA, NA ESCURIDÃO DA NOITE.

    UM ABRAÇO AMIO E MEU SSINCEROS PARABÉNS A ESSES JOVENS TALENTOSOS QUE PUBLIRAM SEUS LIVROS VOTOS DAS MAIORES FELICIDADES.  
Enviar um comentário
 

Criado por Pedro Nobre | Copyright © 2007 NA ESCURIDÃO DA NOITE. RTA :: Todos os direitos reservados